EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Monday 28 January 2013

Central de Ciclo Combinado do Soyo - Gás natural começa a produzir energia em 2015

Foto: ANGOLA LNG


O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu, esta Segunda-feira, 28/01, em Luanda, que até Dezembro de 2014, ficará concluída a instalação do ciclo combinado do Soyo.

Segundo o Ministro da Energia e Águas, em 2015, o gás natural vai começar a ser usado para a produção de energia para abastecer a província de Luanda, e as cidades de Mbanza Congo e N’zeto no Zaire.


“O projecto de instalação da central ciclo combinado do Soyo que vai queimar gás natural estará concluído até Dezembro de 2014. Portanto será, previsivelmente, a partir de 2015 que nós utilizaremos gás natural para a produção de energia”, concluiu o ministro.

A EDP e a Sonangol assinaram um contrato para a construção de uma central de ciclo combinado no Soyo, com uma capacidade de 400 MW, envolvendo um investimento estimado em cerca de USD 500 milhões. O contrato envolve ainda um projecto de electrificação de zonas rurais e remotas de Angola com energias renováveis.

O projecto, que conta com a assessoria financeira do Millennium BCP e do Banco Privado Atlântico (BPA), resulta da parceria entre a EDP e a Sonangol assinada em Julho de 2009, através da constituição da holding EIH, cujo capital é detido a 30% cada pela EDP, Sonangol e Banco Privado Atlântico e os restantes 10% pela FiniCapital.

O contrato entre os dois bancos, o Millennium de capital maioritariamente português e o BPA, de capital maioritariamente angolano, abrange assessoria e financiamento da central e da rede de transmissão entre o Soyo e Luanda.

Na cerimónia de assinatura do contrato, que contou com a presença do primeiro-ministro português José Sócrates, foi anunciado que a construção da central devia ter arrancado no primeiro trimestre de 2011. Contudo, não foi possível obter informações sobre o estado de execução do projecto nas páginas online da EDP ou do ministério da energia e águas de Angola.

Veja os vídeos seguintes sobre projectos similares e funcionamento de centrais de ciclo combinado

Argentina (Video em Espanhol)

Bélgica (Video in English)

Central de ciclo combinado (Video in English) 


Referência:

1)http://www.opais.net/pt/dossier/?id=&det=14745&mid=

2)http://www.angonoticias.com/Artigos/item/37388/gas-natural-comeca-a-produzir-energia-em-2015-garante-ministro


Compilado por:

Emméry  Macedo
www.angolapowerservices.blogspot.com

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....