EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Tuesday 2 October 2012

Freestreet - ILUMINACÃO PÚBLICA SEM POSTES – O NOVO DESIGN DA PHILIPS

A multinacional Holandesa Philips apresentou o seu novo design para a iluminação pública, na sequência de um recente desafio de vários urbanistas e arquitectos, um sistema de iluminação pública que dispensa os típicos postes verticais - O FreeStreet.
 
O novo design da Philips - O FreeStreet é constituído por cabos horizontais com grupos de luzes LED - Diodo emissor de luz (light-emitting diode) integrados a intervalos regulares.
 
 
O referido sistema ganhou em 2011 um Dutch Design Award, e encontra-se já disponível no mercado europeu. Os cabos suspensos foram concebidos para serem instalados paralelamente à orientação das ruas que iluminam, e têm de ser fixados e ligados a fontes de alimentação em fachadas de edifícios a cada 100 metros. Estes intervalos são, de acordo com a Philips, bastante superiores aos cerca de 20 metros de outros tipos de iluminação suspensa. Os ditos candeeiros são também 40% mais eficientes em termos energéticos que as lâmpadas de vapor de sódio normalmente usadas em aplicações de rua.

 O conjunto de luzes LED foram desenhados para imitar a forma de gotas de líquidos ao longo dos cabos, tendo como tal um aspecto muito fluido e discreto que alegadamente não causa poluição visual. Contudo, e apesar da sua flexibilidade e potencialidade para retirar alguns postes das ruas das grandes cidades, a instalação do FreeStreet pode interferir com o traçado de linhas de distribuição ou de catenárias de carros elétricos. 
Com as lâmpadas de vapor de mercúrio a serem banidas na União Europeia em 2015, os urbanistas procuram por alternatívas inovadoras. O sistema elimina a tradicional poluição visual causada pelos postes de rua, em substituição uma sequência de lâmpadas LED ao longo de um cabo que são virtualmente invísiveis durante o dia  foi concebida. O resultado consiste na luz que aparenta fluir no ar. Esta solução flexível e leve providencia uma distribuição homogênea da luz sem uma obstrução visual ou física dos postes a nível dos olhos.
 
Lâmpadas de vapor de mercúrio

O primeiro projecto piloto foi lançado no centro da cidade de Eindhoven, na Holanda, iluminando  Catharinaplein (ou a praça de Catharina) em Abril de 2012.
 Cidade de Eindhoven - Holanda

A Philips abre assim uma nova prespectiva tecnologica para a iluminação pública dos grandes centros urbanos.

Existem algumas vantagens e desvantagens nesse design, o que vai permitir com que sistemas inovadores sejam criados. Uma das grandes vantagens é a efeciência de 40% sobre as lâmpadas de vapor de sódio. Alguns tecnologistas gostariam de ver as lâmpadas de vapor de sódio substituidas pelas LEDs mas, mantendo a estrutura dos postes eléctricos. Por outro lado, os urbanistas gostariam de ver esse design melhorado de forma a mitigar os aspectos de poluição visual. Outro aspecto negativo seria o acumular de aves ao redor dos cabos.
 
Certamente que os postes  eléctricos ainda vão continuar a fazer parte da arquitectura dos grandes centros urbanos. Aguardemos por inovações.
 
 
Emméry Macedo

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....