EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Friday 5 July 2013

Incêndio destrói três apartamentos no Sambizanga - Como evitar, que soluções?


Quando leio uma noticia do género, "Luanda: Incêndio destrói três apartamentos no Sambizanga", lembro-me sempre dos vários apelos que temos estado a fazer no sentido da manutenção, preservação e normalização das instalações eléctricas em Angola.

Vários são os exemplos de "incêndios causados por curto-circuitos" em Luanda.

Os custos de manutenção e reparação das instalações eléctricas não justifica que algumas empresas, casas comerciais e residências tenham uma instalação eléctrica deficiente e propensa a causar incêndios e por vezes mortes por eletrocussão.

Quantas vezes vimos pessoas a substituir fusíveis por cabos eléctricos ou condutores com uma secção transversal considerável em instalações eléctricas, deixando a mesma sem nenhum dispositivo de protecção. O objectivo desse acto me parece que seja de evitar a substituição periódica do fusível, esquecendo-se de que se está a criar uma situação perigosa para a mesma com a eliminação do dispositivo de protecção.

Não seria mais adequado eliminar a causa do curto-circuito ou falha eléctrica em primeira instância ou/e substituir o sistema de fusíveis por disjuntores eléctricos? Claro que sim, desta forma teríamos eliminado a causa da falha eléctrica ou/e a nossa instalação protegida contra eventuais falhas eléctricas. Uma simples modificação de baixo custo, evitaria assim  um incêndios de grandes proporções.

Penso que não existe uma solução para todas as instalações, o mais aconselhável  é contratar um electricista qualificado para uma avaliação rigorosa e formulação de um plano de manutenção para a instalação.

As vezes as pessoas facilmente conformam-se com o estado medíocre das suas instalações e aceitam as mesmas como sendo "normais" até acontecer um acidente eléctrico:









Existem algumas normas internacionais que definem o período de manutenção para instalações eléctricas ou equipamento, em caso de dúvida consulte sempre o fabricante do equipamento ou um  electricista.

Contudo, o que nos parece as vezes perfeito pode ser um atropelo as normas. Veja o quadro a seguir:


Portanto, existem casos em que uma simples inspeção visual não é suficiente para determinar o estado da instalação. Muitas vezes, a manutenção preventiva eléctrica faz uso da termografia e de outras técnicas ou tecnologias para identificar possíveis falhas nos sistemas elétricos, nos disjuntores, interruptores e painéis de equipamentos.  Saiba mais sobre a Termografia - uma técnica de manutenção preventiva não destrutiva. 



No caso de ser detectada alguma avaria, os técnicos de manutenção podem tomar as devidas providências, como trocar peças, fiação, substituir pequenos componentes ou o equipamento, se for o caso.

Consulte sempre um especialista, evite acidentes ou incêndios causados por falhas eléctricas. Exija qualidade, evite que uma falha eléctrica acabe com o seu investimento, seus bens... 

Mais importante - Proteja a sua família, evite mediocridade em sua casa...



Compilado por:

Emméry Macedo
www.angolapowerservices.blogspot.com

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....