EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Monday 5 November 2012

Termografia - uma técnica de manutenção preventiva não destrutiva.


Depois de termos publicado o artigo sobre a ”Protecção contra incêndios eléctricos - Um incêndio de grandes proporções, no supermercado Alimenta Angola(http://angolapowerservices.blogspot.com/2012/10/protecao-contra-incendios-electricos-um.html ) ”, várias entidades e pessoas singulares entraram em contacto com o nosso blogue, no sentido de obterem informações e apresentarem os seus serviços a sociedade Angolana. Essa interacção foi muito positiva, especialmente quando as pessoas se predispõem em colaborar e apresentarem programas de manutenção preventiva de maneira a reduzir os índices de acidentes e incêndios eléctricos.

A termografia foi a tecnologia mais indicada e solicitada para a manutenção preventiva. A inspecção termográfica (Termografia) é uma técnica não destrutiva que utiliza os raios infravermelhos, para medir temperaturas ou observar padrões diferenciais de distribuição de temperatura, com o objectivo de propiciar informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Em qualquer dos sistemas de manutenção considerados, a termografia se apresenta como uma técnica de inspecção extremamente útil, uma vez que permite: realizar medições sem contacto físico com a instalação (segurança); verificar equipamentos em pleno funcionamento (sem interferência na produção); e inspeccionar grandes superfícies em pouco tempo (alto rendimento). O principal objectivo é prevenir falhas e prolongar a eficiência operacional dos sistemas, redução de custos com paragens desprogramadas, excesso de perdas no sistema elétrico e mecânico, bem como prevenir acidentes e incêndios.

Não sendo o nosso blogue uma empresa de engenharia e consultoria, decidimos apresentar aqui alguns vídeos e informação relacionada. Observe no final deste artigo a apresentação do senhor Alberto Caramalho, Director Técnico da empresa REDMIL. O senhor Alberto Caramalho possui 30 anos de experiência em termografia e está disponível em formar parceria ou colaborar com empresas Angolana.

Veja a seguir o teste de arco eléctrico (arco voltaico). Observe a energia gerada durante o teste. Se uma instalação for mal desenhada ou tiver um programa deficiente de manutenção dos seus equipamentos, a probabilidade de ocorrência de um incêndio por falha de arco é maior.



A seguir apresentamos alguns vídeos sobre termografia.

1 - Termografia pode ser usada para a manutenção em edifícios, fábricas, etc...



2 - Detectando superaquecimento em uma bobina



3 - Detectando superaquecimento em um Transformador



Vídeo em inglês: As imagens valem por mil1000 palavras




Veja a seguir a apresentação do senhor Alberto Caramalho, Director Técnico da empresa REDMIL:

Caros Senhores,

Sou inspector de termografia a tempo inteiro desde 1982. Como sabemos, a termografia permite a medição à distância e sem contacto das temperaturas nos objectos observados, bem como a visualização da forma em que se manifestam nesse objecto. Isto é muito importante na examinação de quadros eléctricos, postos de transformação, subestações, linhas aéreas, grupos geradores, etc.

Os equipamentos são examinados em serviço, sem qualquer interrupção no seu normal funcionamento. É uma técnica indispensável na manutenção preventiva. São evitados os indesejáveis curto-circuitos, tantas vezes responsáveis por incêndios de maior ou menor gravidade. Estou ao inteiro dispor de qualquer Empresa de ANGOLA, para com a minha experiência vivida ao longo de mais de 30 anos em inspecções termográficas, poder colaborar para a implementação da termografia nas vossas instalações, de qualquer ramo de actividade, Industria, edifícios, geradores, etc.

Tenho todo o gosto em apresentar um documento em formato pdf com algumas vantagens em fazer termografia, bem como o meu currículo. Tenho um livro escrito "25 anos em termografia" com 470 páginas, em Ebook, disponível na BOOKESS e na BUBOK (Editoras de livros digitais). Se me facultarem um correio electrónico, posso enviar de imediato documentação sobre termografia. Gostaria que me ajudassem na melhor forma de podermos colaborar com as Empresas de ANGOLA. Termografia é a nossa especialidade. Incêndios e outras avarias são rápida e facilmente evitados. Executamos as inspecções, elaboramos os relatórios e sugerimos o que fazer para resolver as anomalias detectadas bem como o prazo para esse efeito.

Como inspector de termografia, executo as inspecções (equipamentos de última geração), elaboro os relatórios, muito completos, onde consta o procedimento recomendado para cada anomalia detectada bem como o prazo de intervenção.

Com os melhores cumprimentos,

Alberto Caramalho (Director Técnico – REDMIL)

Correio electrónico: alberto.caramalho@mail.telepac.pt

Telemóvel: +351 961 571 240


Compilado por:

Emméry Macedo
www.angolapowerservices.blogspot.com


1 comment:

  1. Senhores.

    A protecção Passiva, também é um elemento chave na prevenção contra Incêndios, recorde-se.

    ReplyDelete

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....