EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Tuesday 31 July 2012

Qual deve ser o valor mínimo da secção transversal dos condutores eléctricos usados para protecção (Neutro e Terra)?

Segundo a norma IEC60364-5-54 deve-se obedecer os seguintes critérios:

1 – Considerando a secção transversal dos condutores ou cabos eléctricos de fase ou linha igual a S.

2 – Considerando que os condutores eléctricos usados para a protecção são fabricados do mesmo material (neste caso de cobre).

Então:

A) O valor mínimo da sessão transversal para condutores com tamanho inferior ou igual a 16 mm² (S ≤ 16 mm²) deve ser S (do mesmo tamanho que o condutor de fase). Por exemplo, se os condutores de fase forem de 2.5 mm², devemos usar no mínimo um condutor de 2.5 mm² para o neutro ou terra.

B) Para os condutores com sessão transversal entre 16-35mm² (16≤ S ≤ 35) deve-se usar um condutor de sessão transversal mínima igual a 16 mm²

C) Quando a secção transversal dos condutores de fase ou linha for superior a 35mm² (S˃35), deve-se usar uma sessão mínima equivalente a metade da sessão do condutor de fase (S) ou seja S/2. Por exemplo, se o condutor de fase for de 70 mm², devemos usar no mínimo um condutor de 35 mm² para a protecção do neutro ou terra.

Contudo, consulte sempre as normas adoptadas, de maneira a desenhar a sua instalação de acordo ao sistema de protecção, ligação do neutro ou terra a utilizar, como por exemplo TT, TNS, TNC, etc.

Para mais informações consulte a referida norma.

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....