EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
EMMÉRY MACEDO - COMERCIAL - NIF 2405252392

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Tuesday, 31 July 2012

Qual deve ser o valor mínimo da secção transversal dos condutores eléctricos usados para protecção (Neutro e Terra)?

Segundo a norma IEC60364-5-54 deve-se obedecer os seguintes critérios:

1 – Considerando a secção transversal dos condutores ou cabos eléctricos de fase ou linha igual a S.

2 – Considerando que os condutores eléctricos usados para a protecção são fabricados do mesmo material (neste caso de cobre).

Então:

A) O valor mínimo da sessão transversal para condutores com tamanho inferior ou igual a 16 mm² (S ≤ 16 mm²) deve ser S (do mesmo tamanho que o condutor de fase). Por exemplo, se os condutores de fase forem de 2.5 mm², devemos usar no mínimo um condutor de 2.5 mm² para o neutro ou terra.

B) Para os condutores com sessão transversal entre 16-35mm² (16≤ S ≤ 35) deve-se usar um condutor de sessão transversal mínima igual a 16 mm²

C) Quando a secção transversal dos condutores de fase ou linha for superior a 35mm² (S˃35), deve-se usar uma sessão mínima equivalente a metade da sessão do condutor de fase (S) ou seja S/2. Por exemplo, se o condutor de fase for de 70 mm², devemos usar no mínimo um condutor de 35 mm² para a protecção do neutro ou terra.

Contudo, consulte sempre as normas adoptadas, de maneira a desenhar a sua instalação de acordo ao sistema de protecção, ligação do neutro ou terra a utilizar, como por exemplo TT, TNS, TNC, etc.

Para mais informações consulte a referida norma.

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....