Dezoito anos e €47 mil milhões (R$ 119 mil milhões) depois do início da sua construção, a barragem das Três Gargantas viu a sua última turbina a ser ligada à rede. O projecto, que terá deslocado cerca de 1,3 milhões de pessoas e representa 11% do total de capacidade hidroeléctrica do País – 22.5 GW -, terá custado quatro vezes o previsto.
“A barragem das Três Gargantas é o maior projecto hidroeléctrico do mundo e a maior base de energia limpa”, explicou ontem o director-geral do projecto Zhang Cheng.
A barragem de Three Gorges, como também é conhecida, começou a ser construída em 1994 e foi ligada à rede em Julho de 2003. A partir de 2006, o Governo chinês cancelou outros projectos hidroeléctricos, devido aos custos crescentes com a deslocalização de 1,3 milhões de pessoas e preocupações ambientais.
A agência de notícias estatal chinesa, Xinhua, diz que a barragem já gerou um total de 564.8 mil milhões de kilowatts-hora, poupando cerca de 200 milhões em carvão por ano.
Com 185 metros de altura, a barragem situa-se numa reserva de 600 quilómetros. O Governo chinês já reconheceu que a região é propícia a sismos e riscos de desabamento de terras, que aumentaram com a construção da barragem.
Pequim prepara-se agora para lançar mais 140 GW de capacidade hidroelétrica nos próximos três anos, para cumprir as suas metas de energias renováveis.
Para mais informação sobre o projecto por favor ver o link abaixo: http://manoeng.wordpress.com/2009/03/13/three-gorge-a-barragem-das-tres-gargantas/
No comments:
Post a Comment