EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Monday 1 April 2013

Parque de Estacionamento Solar - Isto é o futuro

 

Os parques de estacionamento, apesar de serem sinónimo de uma sociedade dependente dos automóveis, são necessários. No entanto, eles ocupam espaços consideráveis, são altamente insustentáveis ao nível da construção e, quando vazios, dão-nos uma sensação de espaço público mal aproveitado.

Com o surgimento do veículo eléctrico, um novo conceito de parque de estacionamento com teto ou árvores solares tem sido implementado. O recurso a energias renováveis não poluentes é até a melhor forma de garantir que o veículo eléctrico não tem emissão de poluentes.

Como? Simples. É colocada uma espécie de árvore solar no parque de estacionamento, que dá sombra aos carros e capta sol para electricidade. Ao invés dos painéis solares colocados no telhado, a árvore solar pode virar-se, dependendo da altura do dia e estação, para absorver a quantidade máxima de sol, gerando, também, uma grande quantidade de energia.

Agora imagine o parque de estacionamento do supermercado perto de sua casa com estas árvores solares, que poderiam ajudar a produzir energia para a comunidade local e proporcionar sombra para os automóveis. Isto é o futuro.

O vídeo abaixo mostra o  projecto do arquitecto e designer Neville Mars, intitulado Floresta Solar, não é mais que um parque de estacionamento para carros eléctricos.


Algumas das empresas de tecnologia mais importantes do mundo, estão a desenvolver acções que visam a construção de parques de estacionamento que fornecem energia eléctrica, não só para as necessidades normais dos edifícios, como também proporcionam a possibilidade de implementar pontos de carregamento para veículos eléctricos.

A Dell, fabricante de computadores, terminou a construção de um parque de estacionamento, cujas coberturas são painéis solares. Este parque, num dos escritórios principais da empresa em Round Rock no Texas, fornece energia para as instalações mas também para pontos de carregamento para veículos. Esta infra-estrutura é capaz de produzir 131000 kWh por ano. Este sistema é composto por 516 painéis solares individuais que protegem ainda 56 carros do sol.


O Zoológico de Cincinnati, nos EUA, instalou 6,4 mil painéis fotovoltaicos, cobrindo seu estacionamento. Segundo a instituição, é um dos maiores geradores de energia solar acessíveis ao público de todo o país. O material custou 11 milhões de dólares e sua capacidade de 1,56 MW é capaz de suprir um quinto das necessidades do parque.



Apesar de inicialmente terem sido projectados para fornecerem energia aos veículos eléctricos, muitas empresas e instituições tem desenvolvimento os seus parques de estacionamento de forma a suprirem a demanda energética. Esses sistemas têm de igual modo fornecido energia as comunidades ao redor dos parques de estacionamentos, principalmente a sistemas de iluminação pública.

Os parques de estacionamentos solares são sem dúvida uma posta do futuro, tendo em conta a crescente demanda energética a nível global.

Compilado por:

Emméry Macedo

No comments:

Post a Comment

My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....