Acabo de receber imagens chocantes de um acidente eléctrico supostamente ocorrido no bairro Prenda, em que morreram dois cidadãos. Não foi possível confirmar se as imagens realmente foram captadas no bairro Prenda. Contudo, isso fez-me lembrar a velha problemática da segurança no trabalho e quão perigosa é a corrente eléctrica em nossas vidas. Ainda a semana passada abordamos aqui a importância do isolamento eléctrico, da utilização do cadeado de proteção para prevenção de acidentes, do sistema “lock out tag out” durante os serviços de reparação ou manutenção.
Evitem as puxadas, os “gatos”. Não seja curioso, contacte os técnicos da EDEL, ENE ou entidades afins.
Lembre-se que ELECTRICIDADE MATA!... 50 mA ( miliamperes) matam!.... Essas mortes podem ser evitadas se utilizarmos sempre os procedimentos e normas de isolamento eléctrico. Consulte sempre um electricista em caso de dúvidas.
Em julho de 2011 publicamos neste blogue um artigo sobre “EFEITOS DA CORRENTE ELÉCTRICA SOBRE O CORPO HUMANO”. Contudo, aproveite para rever o artigo abaixo para mais informações
O limite do corpo humano:
O valor máximo de voltagem que um individuo adulto pode entrar em contacto permanente sem risco de morte em condições normais é de 50VAC. Portanto, se considerarmos o valor de resistência humana de 1000Ω, teríamos uma corrente de 50mA a fluir sobre o corpo humano. Esse valor é superior ao limiar de não largar.
A voltagem da nossa rede de distribuição eléctrica de baixa tensão é de 230VAC - monofásico e 400VAC - trifásico. Contudo, 230/400VAC é maior que o valor máximo de voltagem (50VAC) que um individuo adulto pode entrar em contacto permanente sem risco de morte. Por isso, respeite a electricidade, nem tentes trabalhar num sistema elétrico não isolado, pois corres perigo de morte!... Sim, eu disse MORTE!...
CUIDADO, ELECTRICIDADE MATA!....
No comments:
Post a Comment