O telhado da Arena Pernambuco (Recife), um dos palcos do próximo Mundial de Futebol, a realizar em 2014, terá um sistema de energia solar de 1MW. A instalação terá 14,500 metros quadrados e custará €3,8 milhões (R$ 10 milhões / 487 milhões).
O estádio, onde jogará o Náutico, receberá quatro jogos da fase de grupos e uma das eliminatórias seguintes. Com inauguração prevista para Julho, a Arena Pernambuco terá 44 mil lugares e vai situar-se no subúrbio de São Lourenço da Mata, a 18 quilómetros da baixa de Recife.
Desenvolvido pelas empresas brasileiras Neoenergia e Odebrecht Energia, o complexo sistema de energia solar teve como pano de fundo uma parceria entre três entidades, o Instituto de Energia Solar do Politécnico Universitário de Madrid (Espanha), o Instituto de Energia Eléctrica da Universidade de São Paulo e o NREL (Laboratório Americano de Energia Renovável).
O estádio fará parte de uma zona denominada Cidade da Copa, que vai contar com áreas residenciais, escritórios, escolas e locais de entretenimento.
Para quando uma ideia destas para os estádios angolanos?
No comments:
Post a Comment