Foto: ANGOLA LNG
O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, garantiu, esta Segunda-feira, 28/01, em Luanda, que até Dezembro de 2014, ficará concluída a instalação do ciclo combinado do Soyo.
Segundo o Ministro da Energia e Águas, em 2015, o gás natural vai começar a ser usado para a produção de energia para abastecer a província de Luanda, e as cidades de Mbanza Congo e N’zeto no Zaire.
A EDP e a Sonangol assinaram um contrato para a construção de uma central de ciclo combinado no Soyo, com uma capacidade de 400 MW, envolvendo um investimento estimado em cerca de USD 500 milhões. O contrato envolve ainda um projecto de electrificação de zonas rurais e remotas de Angola com energias renováveis.
O projecto, que conta com a assessoria financeira do Millennium BCP e do Banco Privado Atlântico (BPA), resulta da parceria entre a EDP e a Sonangol assinada em Julho de 2009, através da constituição da holding EIH, cujo capital é detido a 30% cada pela EDP, Sonangol e Banco Privado Atlântico e os restantes 10% pela FiniCapital.
O contrato entre os dois bancos, o Millennium de capital maioritariamente português e o BPA, de capital maioritariamente angolano, abrange assessoria e financiamento da central e da rede de transmissão entre o Soyo e Luanda.
Na cerimónia de assinatura do contrato, que contou com a presença do primeiro-ministro português José Sócrates, foi anunciado que a construção da central devia ter arrancado no primeiro trimestre de 2011. Contudo, não foi possível obter informações sobre o estado de execução do projecto nas páginas online da EDP ou do ministério da energia e águas de Angola.
Veja os vídeos seguintes sobre projectos similares e funcionamento de centrais de ciclo combinado:
Argentina (Video em Espanhol)
Bélgica (Video in English)
Central de ciclo combinado (Video in English)
Referência:
1)http://www.opais.net/pt/dossier/?id=&det=14745&mid=
2)http://www.angonoticias.com/Artigos/item/37388/gas-natural-comeca-a-produzir-energia-em-2015-garante-ministro
2)http://www.angonoticias.com/Artigos/item/37388/gas-natural-comeca-a-produzir-energia-em-2015-garante-ministro
Compilado por:
Emméry Macedo
www.angolapowerservices.blogspot.com