EXISTIMOS PARA O SERVIR

EXISTIMOS PARA O SERVIR
ERM MACEDO, LDA - NIF 000251999ME035

ADVERT

DEIXE QUE ALGUÉM AQUI, AJUDE-LHE A ENCONTRAR A MELHOR SOLUÇÃO...

SERVIÇOS DE QUALIDADE À BAIXO PREÇO...


Sunday 12 October 2014

Painéis solares estão a ser instalados de forma errada!?...

Gostaríamos de partilhar o presente artigo e fazer algumas considerações finais em forma de nota: Painéis solares estão a ser instalados de forma errada!?


"Actualmente, as energias renováveis, e em concreto a energia solar, são uma aposta na produção de energia eléctrica a nível mundial. No entanto, coloca-se uma questão, estarão os técnicos a instalar os painéis solares correctamente?

Se está a pensar que os painéis solares deveriam estar virados para sul, para que consigam capturar mais luz solar e consequentemente produzir mais energia, o seu pensamento está completamente correto. Contudo, os especialistas solares afirmam que os painéis no seu telhado devem ser instalados virados para Oeste. Neste momento está a perguntar-se, então porque é que os especialistas não viram os painéis solares para Sul?
Segundo o New York Times, a electricidade não é toda criada da mesma forma. Sendo que o período em que existe uma maior procura de energia, é durante a tarde. Esta procura intensifica-se principalmente durante as tardes de verão, quando as pessoas normalmente ligam o ar-condicionado devido ao grande calor que se faz sentir. No entanto, os painéis virados para Sul absorvem a maior parte da energia durante a manhã e o meio-dia. Se virar os seus painéis solares para Oeste a sua produção de electricidade irá passar a coincidir com a nossa procura de electricidade.
Se os painéis não conseguem lidar com esses picos de energia, temos de confiar noutras fontes mais flexíveis de energia, os bem conhecidos combustíveis fósseis. Ironicamente, a instalação errada dos painéis solares pode realmente ser muito importante, pois mantém sempre o nosso amigo gás natural por perto. 

Mas então porque é que os especialistas continuam a fazer essas instalações de forma incorrecta?
Os proprietários de painéis solares são pagos pela quantidade de electricidade que produzem, tendo logo todo o incentivo para maximizar essa produção de energia, mesmo que isso não vá de encontro ao pretendido por um sistema superior.
Na verdade, é conhecido na indústria de energia solar que virar os painéis para Oeste é melhor para a rede como um todo. Um estudo realizado em Austin, durante o ano passado, descobriu que casas com sistemas solares virados para Oeste atraíram menos 65 por centro de electricidade durante o pico do Verão comparando com 54 sistemas voltados para Sul.
Multiplique agora estes resultados por milhares de casas, e veja quanto a carga sobre a rede eléctrica poderia reduzir.
Um relatório da Califórnia Public Utilities Comission concluiu também em 2010 que os painéis virados para Oeste são melhores para reduzir a tensão da rede.
É fácil pensar em instalar painéis solares, reduzindo assim as dependências da rede, mas na verdade, tudo é um grande sistema interligado. Sendo este um assunto muito controverso, podemos questionar de quem será realmente o interesse em que os proprietários de painéis solares não maximizem as suas potencialidades?" Fim de citação. 

Fonte: http://pplware.sapo.pt/high-tech/paineis-solares-estao-a-ser-instalados-de-forma-errada/



Nota da APS

Temos que ter em conta a localização geográfica de cada Pais ou região e o facto dos painéis solares estarem interligados ou não a rede de distribuição eléctrica. Existem Paises em que as pessoas podem vender a energia solar produzida durante certo período do dia, e obter bônus do consumo da energia eléctrica. Neste caso é preferível ter os painéis solares voltados para Oeste, visto que o pico de consumo da rede comercial e industrial ocorrer no período da tarde. Se o sistema solar for concebido somente para uso doméstico, então é importante absorver a maior quantidade de energia durante o dia para suportar o período de maior pico doméstico - A noite. 

Se os painéis solares estiverem posicionados para o Oeste a quantidade de energia produzida para o uso doméstico será inferior. Nota que a tarifa de energia é alta para as horas de pico, e isso faz com as pessoas usam o sistema solar a noite e obtenham bônus significativos durante o dia. 

Contudo, a interligação de painéis solares em diversas posições de forma equilibrada é também recomendado, pois maximiza a captação de energia solar. Felizmente, hoje já temos disponível painéis solares rotativos, que em muitos casos resolvem o problema do posicionamento dos painéis solares tradicionais. 














Distribuição da energia solar no mundo
My photo
Luanda, Viana, Angola
Consultoria e Prestação Serviços powered by Emméry Macedo - Engenheiro Eletrotécnico, BTECH, BEST CUM LAUDE, pela Durban University of Technology (DUT), Galardoado pelo Institute of Professional Engineering Technologists (IPET), Pos-Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Liverpool; Bacharel em Ciências Matemáticas pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto de Angola, Professor de Matemática e Física pelo IMNE- Garcia Neto, Professor de Electrόnica de Potência da Universidade Metodista, membro do IET - Institution of Engineering and Technology MIET nº 91651226, membro da Ordem dos Engenheiros de Angola OEA nº 2924, com certificação em ETAP, SKM, HV Switching, SAEP, etc...

Consultoria num click....